HOLTER

Sabemos que o exame do coração leva-o a uma situação de expectativa e até mesmo de preocupação em relação aos seus resultados. Portanto, para aliviar a possível angústia dessa espera, procuraremos esclarecer-lhe alguns aspectos desse exame.

O que é o Holter?
O Eletrocardiograma dinâmico se obtém ao se fixar alguns eletrodos (peças metálicas banhadas por sais de prata ou ouro, que são conectados através de fios elétricos) externamente no seu tórax com fita adesiva antialérgica. Esses eletrodos estão conectados em um gravador especial que permite a gravação da atividade elétrica do coração (eletrocardiograma), de maneira contínua, por 24 horas, em fita ou cartão magnético. A fita ou cartão magnético será colocada num sistema que permite analisar os sinais eletrocardiográficos e imprimi-los em papel para análise do médico.

Para que serve o Holter?
Exame que diagnostica a presença de arritmias e orienta o tipo de medicação a ser empregado. Permite avaliar se existe isquemia coronariana em pacientes que não têm sintomas apresentados com problemas cardíacos - isquemia silenciosa.

Instruções:
- Tomar banho antes de vir realizar o exame.
- Compareça a clínica com roupas adequadas (blusa ou camisa folgadas) para facilitar a colocação dos eletrodos no tórax. Lembramos que você não deve passar nenhum creme no corpo.
- Medicação em uso, seguir orientação médica.
- Trazer o nome e mg das medicações (pressão e coração) em uso por escrito.
- Cliente do sexo feminino vir de soutien.
- Trazer um cinto se assim o desejar, pois a clínica também os têm.
- Você receberá um formulário (Diário do Paciente) no qual deverá ser anotadas suas atividades mais importantes, por exemplo: andar, assistir TV, dirigir, almoçar, jantar, trabalhar sentado, trabalhar em pé, tomar medicamento, estado psicológico ou de humor, etc. anote sempre colocando o início e o fim de cada atividade na coluna de "Atividade". Caso você apresente algum sintoma, por exemplo: dor no peito, dor de cabeça, tontura, palpitações, zumbido no ouvido, dor na nuca, etc, anote sempre marcando o início e o fim do sintoma na coluna de "Sintomas".

Cuidados após a instalação do aparelho gravador:
- Não mexa no gravador
- Não puxe os eletrodos nem os cabos
- Lave a parte superior tórax enquanto estiver com o aparelho

Duração média do ECG AR: 18 a 24 horas

Tempo estimado para entrega do Resultado:
24 horas após a realização do exame. Ou no mesmo dia quando solicitado pelo médico.

A correta interpretação dos resultados
O resultado de qualquer exame, para ser corretamente interpretado, deve ser relacionado com uma série de outros dados que só o seu médico possui. Desse modo, qualquer dúvida em relação ao resultado do exame, deve ser solucionada com o médico que o solicitou.

Necessidade de complementação do exame
Em alguns casos, pode ser necessária, a critério do médico, a complementação do exame. Quando isso ocorrer, o cliente será contatado por nossa clínica para retornar ao serviço.

É necessário marcar antecipadamente um horário para a realização do Holter.


          

Copyright © 2003
Ritmicor - Arritmia e Marcapasso S/C Ltda.
Todos os direitos autorais reservados